Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

Identidad, Sentido de Pertenencia y Migraciones | Identidade, sentimento de pertença e migrações

November 25, 2021 @ 5:00 pm - November 26, 2021 @ 7:30 pm EST

En Español:

Un saludo especial a todos

Las migraciones se originan por muchos factores, entre ellos la desigualdad, los factores ambientales, políticos, religiosos, económicos, conflictos, solo para mencionar  algunos de ellos.  Los desplazamientos internos y externos impactan nuestras identidades y nuestro sentido de pertenencia, generando  en muchas ocasiones conflictos de diversa índole.

Este es el tema principal del Congreso de MBBI que se realizará en Quito, Ecuador en el 2022: “Identidad, Sentido de Pertenencia y Migraciones”. 

Como preámbulo al Congreso, se están realizando varios eventos regionales. El grupo Latino Americano realizará unos conversatorios interactivos el 25 y 26 de noviembre del 2021.

En estos conversatorios, reflexionaremos sobre algunas de las razones de la migración interna y externa en nuestra región, y cómo éstas impactan a toda nuestra sociedad.  ¿Qué pasa con los migrantes y sus derechos, con su identidad?, ¿Donde sienten que pertenecen?,  ¿Dejan de pertenecer a su lugar de origen en algún momento?, ¿somos abiertos a la migración y a recibir a quienes se ven forzados a dejar su lugar de origen? ¿Qué podemos hacer para evitar desplazamientos masivos? 

¿Cuál es el impacto del medio ambiente y de los desbalances económicos, sociales y políticos? ¿Qué pasa con las nuevas generaciones, los niños y los jóvenes? Estas serán algunas de nuestras reflexiones.

Queremos invitarlos a participar en los conversatorios organizados por el grupo Latino Americano de Mediadores Más Allá de las Fronteras Internacional que se realizarán:

  • Fecha: 25 y 26 de Noviembre 2021 
  • Hora: 5:00 pm – 7:30 pm EST  – y 7:00pm – 9:30pm Hora de Brasil, Argentina, Uruguay y Paraguay.
  • Idiomas: Español y Portugués
  • El evento es gratuito, lo invitamos a compartir esta información con sus redes y a registrarse a través del siguiente enlace: 

REGISTRESE AQUI

Nos gustará contar con su presencia.

Cordialmente,

Grupo Latino Americano
Mediators Beyond Borders International
Gente construyendo Paz
mediatorsbeyondborders.org/

En Português:

Saudações a todos, 

Diversas são as causas das migrações em massa entre elas os conflitos e a desigualdade que podem ter origem em fatores ambientais, socioculturais, políticos ou econômicos. Esses deslocamentos forçados em massa, sejam internos ou transnacionais, trazem efeitos sobre a identidade e o sentimento de pertencimento e dão origem a novos arranjos sociais nos locais de origem e destino. Este é o tema principal do próximo Congresso do Mediators Beyond Borders International, que acontecerá em Quito, Equador, em 2022: “Identidade, sentimento de pertença e migrações”. 

Como preparação para o Congresso, vários eventos regionais estão sendo organizados pelos membros do MBBI ao redor do mundo. O grupo latino-americano do MBBI promove nos dias 25 e 26 de novembro duas rodadas de apresentações feitas por especialistas no tema e profissionais convidados com experiência nas ações de acolhimento, legalização, interiorização e acompanhamento. Essas apresentações serão seguidas de discussões e momentos de interação entre os participantes.  

Durante o evento, vamos refletir sobre os movimentos migratórios em massa que vêm se intensificando na região da América Latina, suas causas e impactos sobre a sociedade e os indivíduos. Buscar compreender como a desterritorialização e a reterritorialização afetam a identidade e o sentimento de pertencimento muitas vezes por várias gerações, e conhecer os principais desafios enfrentados por aqueles que são forçados a deixar seu lugar de origem é o objetivo desse evento. Ampliar esse debate pode contribuir para o desenho de melhores políticas e ações adequadas para que todos encontrem condições de preservar seus modos de vida nos lugares com os quais se identificam e a que sentem pertencer. Fomentar o respeito e a compreensão é importante contribuição para a integração sociocultural, e a cultura de Paz em nossa região. 

Convidamos a todos para unir-se ao grupo latino-americano do MBBI nessa jornada: 

  • Data: 25 e 26 de novembro 
  • Horário: 17h00 – 19h30 EST – e 19h00 – 21h30 Horário do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. 
  • Idiomas: espanhol e português 
  • Esse evento requer inscrição prévia 

 REGISTRE-SE AQUI 

Lembramos que esse evento é gratuito e pode ser gravado e disponibilizado publicamente nas redes sociais do MBBI. Agradecemos a sua participação e o compartilhamento dessas informações em suas redes. 

Cordialmente, 

Grupo Latino Americano
Mediators Beyond Borders International
Pessoas construindo a paz
mediatorsbeyondborders.org/ 

Details

Start:
November 25, 2021 @ 5:00 pm EST
End:
November 26, 2021 @ 7:30 pm EST
Website:
https://mbbi.app.neoncrm.com/eventReg.jsp?event=1143&